Para celebrar o Dia dos Povos Indígenas, comemorado em 19 de abril, o Governo do Estado preparou a 2ª edição do “Abril da Resistência” com uma programação diversa que atenderá os povos originários do Amapá e Norte do Pará. As ações iniciam com oficinas itinerantes pelas aldeias indígenas no município de Oiapoque de 7 a 15 de abril, com capacitações empreendedoras, workshops, cursos de primeiros socorros e de prevenção a incêndios.
As capacitações iniciam na aldeia Kumarumã, na terra indígena Uáça, Kumenê, Curipi, Galibi, Espírito Santo, Wajãpi e Uahá. O objetivo da jornada de formação é capacitar os povos indígenas e ensinar técnicas empreendedoras advindas dos próprios recursos naturais de cada comunidade, respeitando suas especificidades e costumes.
Em uma programação paralela, em Macapá, de 7 a 11 de abril, também haverá oficinas para os indígenas do Norte do Pará que residem na capital. De 14 a 17, ocorrem palestras na Universidade do Estado do Amapá (Ueap) sobre o Abril da Resistência.
“O Abril da Resistência é para lembrarmos sobre nossas lutas, da nossa ancestralidade que marca nossa existência, que perdura com nossos costumes. É importante evidenciarmos esse mês para combater qualquer tipo de preconceito, desigualdades e discriminações, e o Governo do Estado vem cumprindo um papel fundamental em levar aos nossos povos o acesso a políticas públicas respeitando as especificidades de cada povo. Essa iniciativa de capacitação empreendedora é mais um método de democratizar conhecimentos dentro das das aldeias, levando em conta os aspectos naturais e culturais de cada comunidade”, explica a secretária dos Povos Indígenas, Sonia Jeanjacque.
Para finalizar a programação, nos dias 25 a 26, na aldeia Kuahí acontecerá o Fórum Amapaense sobre Mudanças Climáticas e Serviços Ambientais (Famcsa), organizado pela Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema).
O evento é coordenado pela Secretaria Extraordinária dos Povos Indígenas (Sepi) com apoio das secretarias de Estado do Trabalho (Sete), Meio Ambiente, Pesca e Aquicultura, Educação, Fundação Marabaixo e Instituto Federal do Amapá (Ifap). Além disso, também contará com a participação do Corpo de Bombeiros Militar do Amapá (CBM-AP).
Confira a programação completa:
Segunda e terça-feira, 7 e 8
Quarta-feira, 9
Sexta-feira e sábado, 11 e 12
Domingo, 13
Segunda-feira, 14
Terça-feira, 15
Sexta-feira e sábado, 25 e 26
Local: Aldeia Kuahí, em Oiapoque
Quarta-feira, 30 a 1º de maio
Programação em Macapá
De 7 a 11 de abril
Local: a definir
De 14 a 17 de abril