A prefeita do município de Serra do Navio, Paula Santos, cidade distante aproximadamente 240 quilômetros da capital, vem buscando alternativas de como desenvolver sustentavelmente a região, principalmente depois que as empresas que atuavam com mineração naquela localidade paralisaram suas atividades.
O município de Serra do Navio é riquíssimo em belezas naturais, com trilhas lindas, cachoeiras paradisíacas, igarapés e muitas áreas ainda a serem desbravadas. Com arquitetura americana da década de 40, a Serra do Navio se difere de todos os demais municípios do Estado do Amapá.
Visando esse potencial a Prefeita Paulinha Santos, vem buscando mostrar para o Amapá, Brasil e o Mundo o ponto turístico que o município possui, pois segundo ela, com a exploração das jazidas de manganês foi possível trazer os investimentos para o Amapá, transformando-o em território federal e se desmembrando do Pará. “Eu nasci aqui e meu pai foi um dos funcionários da antiga ICOMI e eu vi como era a nossa Serra na época dessa empresa. Até hoje vemos ainda os diferentes pontos turísticos que temos como a linda e famosa lagoa Azul, as casas arquitetônicas, as montanhas, o manganês, as trilhas e muitos outros”, ressaltou a prefeita.
Paulinha Santos, afirmou ainda que Serra do Navio foi o pilar da construção do Estado do Amapá, “podemos dizer que sem as riquezas de Serra do Navio, o Amapá não seria hoje um Estado. E unir a nossa história com a beleza local se torna um grande atrativo para conhecer melhor o Amapá e principalmente nossa cidade”, destacou a prefeita.
Para o secretário municipal de turismo, Kendem Beira Rio, o importante é não perder jamais a esperança e mostrar realmente o que a Serra oferece para o turismo. “Esta semana tivemos muitos turistas visitando nossa Serra, uma equipe da terceira idade e também 98 ciclistas que vieram de Macapá percorrer as nossas grandes montanhas. E digo ainda que estamos buscando firmar parcerias junto ao Governo do Estado, afim de promover eventos que atraiam turistas para conhecer nossas belezas naturais, como também, a nossa história que sempre andou paralela a do Estado do Amapá”, explanou o secretário Kendem.
“Nossa meta em parceria com o Governo do Estado é criar um calendário cultural e esportivo para o município. Além do ciclismo, temos como meta a pesca esportiva, canoagem, rapel, corrida em trilhas. Outro ponto, é que vamos buscar envolver a sociedade local para que possam opinar e fazer parte do nosso trabalho” concluiu a prefeita Paulinha Santos.