“Eu tenho um filho atípico, autista nível 2, e é muito importante ele estar participando dessa ação. Ele não tem tanto interesse pela bola, pelo futebol, mas quando viu o espaço, as pessoas, o ambiente, ele participou e brincou”. Foi com esse relato emocionado que Evelin Ribeiro resumiu a importância do projeto TEAcolho, do Governo do Amapá, que levou ações de inclusão ao Centro Mundo Azul, em Santana.
A iniciativa, que integra a programação do “Abril Azul - Amapá de Inclusão”, relacionada ao mês de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista (TEA), levou modalidades esportivas adaptadas para o público infantil.
As atividades realizadas no sábado, 12, foram coordenadas pela Secretaria de Estado do Desporto e Lazer (Sedel), pensadas para estimular a coordenação motora, promover a socialização e garantir o direito ao brincar e ao esporte de forma acessível e inclusiva.
“Ele está nessa fase de socialização, então foi muito importante. Eu fico muito feliz de ele ter participado”, completou Evelin ao ressaltar a alegria de ver o filho participar da programação.
A programação do Abril Azul, promovida pelo Governo do Estado, segue durante todo o mês com ações em diversos municípios, reafirmando o compromisso da gestão com a inclusão, o acolhimento e o respeito à neurodiversidade.
Entre as iniciativas, estão sessões adaptadas de cinema, iluminações especiais em pontos turísticos da capital, como a Fortaleza de São José de Macapá, e formações continuadas para professores, reforçando o compromisso com a educação inclusiva.